segunda-feira, 11 de junho de 2012

História da Música no Brasil - Parte 3

Continuação da Era do Rádio

No Post anterior citamos Carmen Miranda, Noel Rosa, Lamartine Babo, Ary Barroso, Assis Valente,  Ismael SilvaFrancisco Alves,Orestes BarbosaJoão de Barro/BraguinhaAndré FilhoSílvio CaldasHerivelto MartinsLupicínio RodriguesDorival CaymmiMário LagoAtaulfo AlvesLuiz GonzagaWaldir AzevedoAlmiranteAracy de Almeida  e Dalva de Oliveira.




É interessante lembrarmos que a maioria desses cantores e compositores trabalhava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro - PRE-8 (abaixo, o palco da Rádio). Ela foi fundada em 1936, mas foi "encampada" pelo Governo de Getúlio Vargas, em 1940. Assim, as estrelas do rádio, desde cantores, compositores, jornalistas e radioatores, passou a ser funcionários do Governo. E somente podia levar ao ar o que o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda, permitisse. A primeira radionovela (Em Busca da Felicidade) é de 1941, e o primeiro radiojornal (Repórter Esso) também é deste ano. O DIP foi criado em 1939 e somente extinto em 1945, quando acabou o Governo Vargas.




Mais detalhes: http://www.locutor.info/index_historia_da_mpb.htm

4 - As Rainhas do Rádio: ainda na década de 30, foi organizado o concurso de Rainha do Rádio, e a vencedora foi a cantora Linda Batista (Florinda Grandino de Oliveira, 1919/1988). Ela manteve o título durante 11 anos.


Em 1948, foi eleita Dircinha Batista (Dirce Grandino de Oliveira, 1922/1999). Ela era irmã de Linda Batista.



Em 1949, foi a vez da cantora Marlene ( Victória Delfino Bonaiutti de Martino, 1924/):


Em 1951, a eleita foi Dalva de Oliveira (Vicentina de Paula Oliveira, 1917/1972):


Em 1952, foi Mary Gonçalves (Nice Figueiredo Rocha, 1927/):



Em 1953, foi Emilinha Borba (Emília Savana da Silva Borba, 1923/2005):


Em 1954, a eleita foi Ângela Maria (Abelim Maria da Cunha, 1928/):


Em 1955, foi Vera Lúcia (Vera Lúcia Ermelinda Balula, 1930/):


 A Rainha do Rádio de 1956 foi Dóris Monteiro (Adelina Dóris Monteiro, 1934/):


 E finalmente, em 1957, a eleita foi Julie Joy (Beatriz da Silva Araújo, 1930/):


                                                                               ***


terça-feira, 5 de junho de 2012

História Iconográfica

Iconografia (do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens. Na indústria editorial, a iconografia é a pesquisa e seleção das imagens que serão publicadas em um livro, seja como tema principal da obra ou como complemento de um texto. A pesquisa iconográfica pode enriquecer um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias de pessoas. O pesquisador iconográfico pode ser funcionário da editora ou um profissional independente. A iconografia de uma obra editorial é o conjunto das imagens que integram essa obra, seja um livro, série ou coleção.



Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga encontrada pelos arqueólogos.
Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares. 
Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade. Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Entender a iconografia é importante, para que possamos compreender a História. Por isso, utilizamos obras de arte, com a Vênus de Willendorf. Além dela, há algumas esculturas bem destacadas, na História da Arte:

Akhenaton e Nefertiti - Baixo-relevo egípcio

Vitória de Samotrácia - Arte Helenística

David de Michelangelo - 1504

Outro exemplo de arte usada na História, é aquela representada pelos quadros. Numa época em que não haviam fotografias, os quadros eram a melhor representação de uma época:

Monalisa, de Leonardo Da Vinci

Engenho, de Frans Post

1830 - Delacroix, Liberdade Guiando O Povo

1937 - Picasso, Guernica

Depois que a fotografia foi inventada, no Século XIX, passou a ser muito mais utilizada que os quadros, pois retrata a realidade, apesar de muitas vezes ser manipulada:

A foto de cima foi manipulada, para retirar Trotsky e Kamenev, 
depois que Stalin decidiu "tirá-los" da História.

Fotografia mais conhecida de Che Guevara

Fotografia relacionada à Guerra do Vietnã

Além de esculturas, quadros e fotografias, há outras linguagens que podem ser utilizadas em provas de Vestibular:

Arquitetura

Charge

Quadrinhos

Personagens

Capas de Revistas

Símbolos


sábado, 2 de junho de 2012

10 Questões - Terceiros Anos

Atenção, alunos dos Terceiros Anos: aqui estão dez questões, e uma delas cairá na Prova. Então, bons estudos.


1) (UEL/2001) Em 1912, José Maria, um beato e curandeiro de ervas, liderou um movimento de sertanejos entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o Contestado, que persistiu até ser esmagado violentamente em 1916 por tropas governamentais. Sobre o Contestado, é correto afirmar:

a) Os sertanejos receberam o decisivo apoio dos setores intelectuais adeptos da difusão das ideias racistas no Brasil (  )
b) Os posseiros das terras contestadas combatiam as práticas religiosas tradicionais como o casamento e as procissões (  )
c) Como na revolta de Canudos, os sertanejos do Contestado desejavam a intervenção do Estado Republicano na saúde e na educação comunitária (  )
d) O movimento inspirou-se nas revoltas dos camponeses durante a Revolução Francesa e atacou os símbolos da ação governamental, como os cartórios e as câmaras municipais (  )
e) Os sertanejos consideravam a República usurpadora e adotavam o ideal comunitário de vida, defendendo um mundo fraterno e a distribuição das terras que o Governo havia concedido a uma companhia ferroviária estrangeira (  )


2) (Fatec) "Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa."
                               (Palmério, Mario. VILA DOS CONFINS).

Com base no texto é correto afirmar que, na República Velha:

a) o predomínio oligárquico, embora vinculado à manipulação do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patrão" e empregados (  )
b) a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes políticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos já alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada" (  )
c) a transformação operada no trabalhador durante o período eleitoral representava a marca de um sistema político que estendia o poder dos grandes proprietários rurais, dos "campos e currais", aos Municípios e, daí, à capital do Estado (  )
d) o predomínio oligárquico, baseado em favores pessoais, buscava, sobretudo, dissolver os focos de tensão social e oposição política, representados nas diversas formas de organização dos trabalhadores rurais naquele momento (  )
e) o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mãos" (  )


3) (Unitau) No governo Rodrigues Alves (1902-1906), ocorreu a revolta da vacina, que estava contextualizada:


a) na modernização e no saneamento do Rio de Janeiro (  )
b) na modernização e no saneamento do Brasil como um todo (  )
c) no combate às doenças epidêmicas promovido pela ONU (  )
d) na recepção aos imigrantes (  )
e) na oposição entre os setores rural e urbano (  )


4) As transformações sociais são determinadas pela economia: a história é a história da luta de classes, pois os interesses econômicos antagônicos estão na base do conflito entre as classes sociais e essa luta é a força motriz das transformações históricas; a mais-valia, diferença entre o salário recebido e a riqueza que o trabalhador produz, origina o lucro dos capitalistas; a classe operária é o agente de transformações da sociedade. Os postulados citados fazem parte das obras de:

a) Adam Smith e David Ricardo (  )
b) Henri de Saint-Simon e Charles Fourier (  )
c) Thomas Malthus e Nassau Sênior (  )
d) Karl Marx e Friedrich Engels (  )
e) Jacques Bossuet e Thomas Hobbes (  )


5) (Fatec) Segundo as teorias desenvolvimentistas, a guerra era concebida como:

a) uma necessidade de ampliar o mercado interno substituindo as importações (  )
b) uma política econômica tendendo a desvalorizar a produção agrícola (  )
c) uma forma de criar condições para a importação de tecnologia estrangeira (  )
d) um recurso complementar e necessário à importação de produtos primários (  )
e) uma política econômica que necessitava do apoio de todas as classes sociais para ser implementada (  )


6) (Mackenzie) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha (  )
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra (  )
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia (  )
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegóvina (  )
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria (  )


7) (G1) "Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)."

A 1ª Guerra Mundial descortinou uma  série de conflitos camuflados neste "paraíso" tais como:

a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos (  )
b) a disputa de mercados mundiais pelas nações europeias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia (  )
c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa (  )
d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia (  )
e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matérias-primas japoneses e africanos (  )


8) (FUVEST) - "Os homens do século XIX ensurdecem a história com o clamor de seus desejos (...) Longe dos odores do povo - é conveniente arejar após a permanência prolongada da empregada, após a visita da camponesa, após a passagem da delegação operária - a burguesia, desajeitadamente, trata de purificar o hálito de casa. Latrinas, cozinha, gabinete de toalete pouco a pouco deixarão de exalar seus insistentes aromas (...) 

O que significa essa acentuação da sensibilidade? Que tramas sociais se escondem por detrás dessa mutação dos esquemas de apreciação?
(A. CORBIN, Sabores e odores, S. Paulo, Cia das Letras, 1987)

Responda às duas questões colocadas pelo autor. 

a)O texto refere-se aos movimentos do século XIX e às mudanças provocadas pela decadência da burguesia (  )
b)O texto refere-se ao contexto do século XIX e às mudanças provocadas pela ascensão da burguesia (  )
c)O texto refere-se aos movimentos do século XIX e às mudanças provocadas pela ascensão preconceituosa da burguesia (  )
d)O texto refere-se ao contexto do século XIX e às mudanças provocadas pela decadência da burguesia 

(  )
e) n.d.a. (  )


9) (UDESC 2010)
Tradicionalmente o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
(  ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares.
(  ) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil. No meio civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo.
(  ) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.
(  ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.
(  ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F – V (  )
b) V – V – F – V – V (  )
c) V – F – F – V – V (  )
d) V – V – F – V – F (  )
e) V – V – V – V – V (  )


10) (Unesp) A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis-fazendeiros. A crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:


a) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida (  )
b) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses (  )
c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais (  )
d) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais burguesas (  )
e) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas (  )

sexta-feira, 1 de junho de 2012

10 Questões - Segundos Anos

Aqui estão 10 Questões de Vestibular. Uma delas cairá na próxima Avaliação. Bom estudo:



1) (Fuvest-SP) Personagem atuante no Brasil colônia, foi "fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais e de vida econômica restrita (...)", "teve suas ações orientadas no sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial eventualmente oferecia para efetivação de lucros rápidos e passageiros em conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de buscar alternativas econômicas fora dos quadros da agricultura voltada para o mercado externo (...)".
                                                                                                             Carlos Henrique Davidof, 1982

O personagem e a região a que o texto se refere são respectivamente:

a) o jesuíta e a província da Cisplatina (  )
b) o tropeiro e o Vale do Paraíba (  )
c) o caipira e o interior paulista (  )
d) o bandeirante e a capitania de São Paulo (  )
e) o caiçara e o litoral baiano (  )

2) (UECE) Dentre as formas de reação coletiva dos negros africanos ao processo de escravização durante a colonização do Brasil, destaca-se a organização de quilombos. Marque a opção correta a respeito dos quilombos:

a) Consistiam em paliçadas onde os ex-escravos, libertados pelos seus senhores, encontravam trabalho e apoio comunitário, já que a abolição não lhes garantiu emprego fixo (  )
b) Em toda a área colonial eles existiam, mas jamais chegaram a constituir uma comunidade estável que estabelecesse contatos comerciais com as vilas (  )
c) O quilombo de Palmares foi o único que realmente resistiu às primeiras investidas dos "capitães-do-mato", apesar de não ter sobrevivido por mais de 5 anos (  )
d) Apesar de não ser o único, Palmares foi o mais importante dos quilombos, resistindo por décadas às investidas portuguesas durante o século XVII (  )
e) n.d.a (  )

3) (Mackenzie-SP) A historiografia tradicional atribui ao bandeirismo o alargamento do território brasileiro para além de Tordesilhas.

Sobre esta atividade é correto afirmar que:

a) jamais se converteu em elemento repressor atacando quilombos ou aldeias indígenas (  )
b) as Missões do Sul foram preservadas dos ataques paulistas, devido à presença dos jesuítas espanhóis (  )
c) na verdade, o bandeirismo era a forma de sobrevivência para mestiços vicentinos, rudes e pobres, e a expansão territorial ocorreu de forma inconsciente como subproduto de sua atividade (  )
d) eram empresas totalmente financiadas pelo governo colonial, tendo por objetivo alargar o território para além de Tordesilhas (  )
e) era exercida exclusivamente pelo espírito de aventura de brancos vinculados à elite proprietária vicentina, cujas lavouras de cana apresentavam grande prosperidade (  )

4) (Mackenzie-SP) Durante a União Ibérica, Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações européias. Tais fatos trouxeram como conseqüências para o Brasil Colônia:

a) as invasões holandesas no Nordeste e o declínio da economia açucareira após a expulsão dos invasores 
(  )
b) o fortalecimento político e militar de Portugal e colônias, devido ao apoio espanhol (  )
c) a redução do território colonial e o fracasso da expansão bandeirante para além de Tordesilhas (  )
d) a total transformação das estruturas administrativas e a extinção das Câmaras Municipais (  )
e) o crescimento do mercado exportador em virtude da paz internacional e das alianças entre Espanha, Holanda e Inglaterra (  )

5) (Faap-SP) O Brasil estava sobre o domínio ibérico de 1580 a 1640. Neste período os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro:

a) Minas Gerais, Amazonas e Pará (  )
b) Ceará, Piauí e Alagoas (  )
c) Minas Gerais, Goiás e Paraná (  )
d) Maranhão, Pernambuco e Bahia (  )
e) Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (  )

6) (UFMG) O interesse dos holandeses em ocupar áreas no Brasil está relacionado com:

a) a conquista territorial de pontos estratégicos visando quebrar o monopólio da rota da prata (  )
b) as barreiras impostas pela Espanha à participação flamenga no comércio açucareiro (  )
c) os contratos comerciais preferenciais firmados entre Portugal e Inglaterra (  )
d) as solicitações dos senhores-de-engenho, insatisfeitos como o supermonopólio metropolitano (  )
e) a instalação de técnicas mais avançadas, visando à elevação da produtividade (  )

7) Analisando a fase histórica do Brasil Colônia, podemos afirmar que:

a) prevaleceu em todo o período o trabalho livre assalriado e o regime de pequena propriedade (  )
b) o sistema de Capitanias Hereditárias substituiu o Governo Geral e era uma reprodução fiel do Feudalismo europeu (  )
c) a sociedade era urbana, com valores burgueses, e a economia voltada para o mercado interno (  )
d) a economia colonial completava a economia metropolitana e destinava-se ao mercado externo, daí a utilização da monocultura, escravidão e latifúndio (  )
e) o regime de propriedade era pequena e média, voltada exclusivamente para a subsistência, com mão-de-obra indígena (  )

8) No Brasil, os escravos:

1. trabalhavam tanto no campo quanto na cidade, em atividades econômicas variadas.
2. sofriam castigos físicos, em praça pública, determinados por seus senhores.
3. resistiam de diversas formas, seja praticando o suicídio, seja organizando rebeliões.
4. tinham a mesma cultura e religião, já que eram todos provenientes de Angola.
5. estavam proibidos pela legislação de efetuar pagamento por sua alforria.

Das afirmações apresentadas, são verdadeiras apenas

a) 1, 2 e 4 (  )
b) 3, 4 e 5 (  )
c) 1, 3 e 5 (  )
d) 1, 2 e 3 (  )
e) 2, 3 e 5 (  )

9) Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado:

a) à iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste (  )
b) à riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste (  )
c) à condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos (  )
d) ao início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau (  )
e) ao incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais (  )


10) De acordo com o historiador Brasil Pinheiro Machado, a história do Paraná pode ser escrita a partir dos processos de ocupação de seu território. Em sua obra Esboço de uma sinopse da história regional do Paraná - publicado no Boletim do Instituto Histórico, Geográfico em 1953 -, Pinheiro Machado assumiu as diferenças regionais do Estado como elemento constitutivo da identidade paranaense. Assim, a História do Paraná compreende a formação de três comunidade regionais, sendo que a primeira é do Paraná tradicional, que se esboçou no século XVII, com a procura do ouro, e estruturou-se no século XVIII sobre o latifúndio campeiro dos Campos Gerais, com base na criação e no comércio do gado.

Dessa forma, podemos citar, como cidades ligadas ao ouro e ao tropeirismo:

a) Paranaguá e Toledo, Castro e Lapa ( )
b) Paranaguá e Curitiba, Lapa e Laranjeiras ( )
c) Paranaguá e Curitiba, Castro e Foz do Iguaçu ( )
d) Paranaguá e Curitiba, Castro e Ponta Grossa ( )
e) Paranaguá e Curitiba, Castro e Londrina ( )

10 Questões - Primeiros Anos

Alunos dos Primeiros A, B, C, D, E, F e G: aqui temos 10 questões, e uma dela via cair na Avaliação. Bom estudo.


1) (Pucsp) A "Ilíada" e a "Odisséia" são atribuídas a Homero e referem-se, respectivamente, à Guerra de Tróia e à volta de Ulisses à sua ilha, Ítaca, ao final dessa guerra. Sobre essas duas obras, pode-se afirmar que:


a) defendem a superioridade étnica dos gregos sobre os troianos e alertam para os riscos que os deuses e mitos representavam para os gregos (  )
b) caracterizam papéis masculino e feminino nas sociedades gregas antigas e representam a interferência dos deuses nos assuntos dos mortais (  )
c) ridicularizam a falta de habilidade guerreira dos gregos e elogiam a ingenuidade política dos troianos, que aceitaram o cavalo de madeira como presente (  )
d) simbolizam a luta dos gregos pela democracia e criticam a disposição teocrática e tirânica dos legisladores e militares troianos (  )
e) associam os perigos enfrentados na viagem de volta à Grécia à necessidade de sofrer para obter a redenção e a salvação perante os deuses (  )

2) (Ufpi) Leia a frase a seguir: "É bom deixar claro que o regime democrático ateniense tinha os seus limites".           (Pedro Paulo Funari. "Grécia e Roma". São Paulo: Contexto, 2001, p. 36)
Assinale a alternativa que apresenta um grupo que tinha direitos políticos durante a democracia ateniense na Grécia Antiga:

a) Crianças (  )
b) Escravos (  )
c) Mulheres (  )
d) Estrangeiros (  )
e) Camponeses (  )

3) (Ufsm) Sobre a Guerra do Peloponeso, pode-se afirmar que:

a) se tratou de uma luta entre a Confederação de Delos, chefiada por Esparta, e a cidade-estado de Atenas (  )
b) se constituiu na união de duas poderosas ligas, a de Peloponeso e a de Delos contra Atenas (  )
c) promoveu o fortalecimento da Liga de Peloponeso e a consolidação das cidades-estados gregas (  )
d) foi a vitória da Grécia sobre os povos persas, ampliando o império e domínio territorial grego (  )
e) foi responsável pelo declínio da civilização grega, possibilitando a posterior conquista da Grécia pelos macedônios em 338 a.C. (  )

4) (UERN) - ACRÓPOLE. Acrópole significa cidade alta. De modo geral, toda cidade grega possuía a sua acrópole, isto é, a parte alta em contraste com a parte baixa. Não era comum que a acrópole ficasse situada no centro da cidade, como no caso de Atenas. A posição da acrópole a transformava no baluarte natural de defesa e, primitivamente (séculos XVIII-XII a.C.), na sede do poder político.
Conquistar a acrópole era derrotar a cidade. No século VI a.C., quando os tiranos tomam o poder, eles o fazem dominando a acrópole.

ÁGORA. Praça pública das cidades gregas, parte essencial da polis, sendo ponto convergente de inúmeras atividades sociais, econômicas, religiosas e culturais. Sua função dominante, porém, era política, e o lugar, democrático por excelência. No decorrer da época arcaica (séculos VIII-VI a.C.), a vida política da cidade transferiu-se lentamente da acrópole para a ágora que, rapidamente, se tornou o centro de toda a comunidade. Na ágora concentravam-se as assembleias, os tribunais e demais edifícios administrativos e políticos. Concomitantemente, cresceu sua significação no plano religioso: ali podiam ser encontrados altares, santuários, túmulos de heróis. Várias cerimônias populares e cívicas se desenrolavam também na ágora, como, por exemplo, as dionisíacas. (AZEVEDO,1990, p. 13 -16).

O deslocamento do poder político da acrópole para a ágora faz parte, no contexto da evolução dos sistemas democráticos, da Antiguidade aos dias atuais, da:

a) - permanência, na Grécia Antiga, de uma sociedade desigual, dividida em classes, que separava a população por critérios de cidadania ( )
b) - transferência do modelo da democracia direta da Grécia Antiga para as sociedades hoje existentes ( )
c) - separação entre interesses políticos e econômicos, tanto na Grécia Antiga quanto nas sociedades contemporâneas ( )
d) - defesa da democracia pelos países ricos como mecanismo para independência econômica das nações em desenvolvimento ( )
e) n.d.a. ( )

5) (Mackenzie/SP) - Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta:

a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega (  )
b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial (  )
c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico (  )
d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas (  )
e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora (  )

6) (UEPB) - Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dionísio, deus do vinho.”

(Myriam Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)

Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:

a) - melodrama e tragédia (  )
b) - drama e pantomima (  )
c) - tragédia e drama (  )
d) - vaudeville e comédia (  )
e) - tragédia e comédia (  )

7) (UFGD/MS) - Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que:

a) - os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico, social e religioso (  )
b) - a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao exercício de cargos políticos do executivo e a participação efetiva nas assembleias legislativas (  )
c) - na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses (  )
d) - a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou etnia (  )
e) - embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude os ideais democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições e princípios básicos idênticos aos dos atenienses (  )

8) (UFRN/RN) - Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em direção à Ásia, chegando até a Índia.

Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque:

a) - substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico (  )
b) - favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia (  )
c) - suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina (  )
d) - possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente (  )
e) n.d.a. (  )

9) (FFFCMPA/RS) - No período clássico grego (Séc. V–IV a.C) Atenas com sua ordem democrática, seu desenvolvimento econômico e sua expansão pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as cidades-estados da Grécia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa forte política expansionista deflagrou inúmeros conflitos com o Império Persa, outra potência que disputava com os Gregos o controle da Jônia (região costeira da Ásia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais após as guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota de Atenas significou o declínio da sociedade grega clássica.
A quais acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima?

Assinale a alternativa correta.

a) - Guerras Médicas e Batalha de Pelusa (  )
b) - Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa (  )
c) - Guerras Púnicas e Guerra do Peloponeso (  )
d) - Guerras Médicas e Guerra do Púnicas (  )
e) - Guerras Médicas e Guerra do Peloponeso (  )

10) (UFES) - A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896. A maratona moderna originou-se da lenda segundo a qual um herói grego sacrificou a sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era Pheidíppides, que correu essa distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, na Batalha de Maratona, no ano de 490 antes de Cristo. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo de Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje. Atualmente o recorde mundial pertence ao marroquino, naturalizado americano, Khalid Khannouchi, de 30 anos, que, no dia 14 de abril de 2002, em Londres, estabeleceu o tempo de 2h5min38s, média de 2min57s por quilômetro (1h2min42s nos 21 km iniciais). O primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona pertence à inglesa Violet Piercy, com o tempo de 3h40min22s, no ano de 1926.

A Batalha de Maratona foi um episódio importante no contexto das guerras greco-pérsicas. Em consequência dessas guerras:

a) - Atenas conquistou a liderança e a hegemonia no mundo grego (  )
b) - a expansão persa foi contida e se iniciou a expansão da Macedônia (  )
c) - o poder de Esparta saiu fortalecido e o de Micenas entrou em crise e decadência (  )
d) - a expansão persa foi contida na direção do Norte e foi direcionada para o Oriente (  )
e) - Esparta e a Liga de Delos, por ela liderada, passaram a ter hegemonia no mundo grego (  )