Iconografia (do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens. Na indústria editorial, a iconografia é a pesquisa e seleção das imagens que serão publicadas em um livro, seja como tema principal da obra ou como complemento de um texto. A pesquisa iconográfica pode enriquecer um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias de pessoas. O pesquisador iconográfico pode ser funcionário da editora ou um profissional independente. A iconografia de uma obra editorial é o conjunto das imagens que integram essa obra, seja um livro, série ou coleção.
Entender a iconografia é importante, para que possamos compreender a História. Por isso, utilizamos obras de arte, com a Vênus de Willendorf. Além dela, há algumas esculturas bem destacadas, na História da Arte:
Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga encontrada pelos arqueólogos.
Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares. Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade. Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.
Entender a iconografia é importante, para que possamos compreender a História. Por isso, utilizamos obras de arte, com a Vênus de Willendorf. Além dela, há algumas esculturas bem destacadas, na História da Arte:
Akhenaton e Nefertiti - Baixo-relevo egípcio
Vitória de Samotrácia - Arte Helenística
David de Michelangelo - 1504
Outro exemplo de arte usada na História, é aquela representada pelos quadros. Numa época em que não haviam fotografias, os quadros eram a melhor representação de uma época:
Monalisa, de Leonardo Da Vinci
Engenho, de Frans Post
1830 - Delacroix, Liberdade Guiando O Povo
1937 - Picasso, Guernica
Depois que a fotografia foi inventada, no Século XIX, passou a ser muito mais utilizada que os quadros, pois retrata a realidade, apesar de muitas vezes ser manipulada:
A foto de cima foi manipulada, para retirar Trotsky e Kamenev,
depois que Stalin decidiu "tirá-los" da História.
Fotografia mais conhecida de Che Guevara
Fotografia relacionada à Guerra do Vietnã
Além de esculturas, quadros e fotografias, há outras linguagens que podem ser utilizadas em provas de Vestibular:
Arquitetura
Charge
Quadrinhos
Personagens
Capas de Revistas
Símbolos
Nenhum comentário:
Postar um comentário