Resumo da Parte I: Catarina de Médici era natural de Florença, na Itália, filha do Duque de Urbino (título que gerou vários problemas), parente de dois papas, que se casou com o Rei Henrique II, da França, em 1533. Quando o sogro e o cunhado dela morreram, começou a pressão para que ela gerasse um herdeiro para o trono, já que seu marido havia, inesperadamente, se tornado rei. Os dois quasse se separaram, mas ela conseguiu engravidar, não uma, mas dez vezes, sendo que as duas últimas filhas seriam gêmeas, mas já vieram ao mundo mortas.
(Imagem retirada da Revista Superinterresssante: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/as-mulheres-mais-poderosas-da-historia/
Agora: como vimos, o primeiro filho de Henrique II e Catarina de Médici, Francisco, nasceu em 1544.
Logo em seguida, em 1545, nasceu Isabel (Imagem abaixo) e, em 1547, nasceu Cláudia. Nesse mesmo ano, morreu o Rei Francisco I. Henrique II, agora rei, respeitava sua esposa, mas continuou o romance com sua amante Diana de Poitiers (1499/1566). Henrique foi coroado Rei em 1547, mas Catarina só foi coroada Rainha em 1549, mesmo ano em que nasceu seu quarto filho, Luís.
Catarina pouco exerceu o poder, durante o Reinado do marido, que inclusive deu para a amante o Castelo de Chenonceau, que ela queria para si. Diana de Poitiers, como se percebe, tinha mais poder e influência, que Catarina de Médici.
E os filhos foram nascendo: Carlos (1550, abaixo), Henrique (1551), Margarida (1553), Francisco (1555), e as gêmeas Joana e Vitória, natimortas. E essas crianças já iam sendo prometidas em casamento ainda na infância, como era hábito: o sucessor ao trono, Francisco, foi prometido a Maria da Escócia (1542/1587) e ela foi para a Corte francesa em 1547, ali permanecendo por treze anos. A segunda filha, Isabel, foi prometida a Felipe II da Espanha (1527/1598).
Esse casamento (de Felipe II - abaixo - com Isabel) foi um pouco mais complicado: o noivo havia sido casado com Maria Manuela de Portugal (1527/1545) aos 16 anos. O casal teve um filho, Carlos (1545/1568), que nasceu com sérios distúrbios mentais, devido ao parentesco próximo dos pais. E Maria Manuela morreu, ao dar a luz. Assim, Felipe II estava viúvo, aos 18 anos. Em 1554, ele se casou novamente, dessa vez com a Rainha Mary I (1516/1558), filha do Rei Henrique VIII, da Inglaterra. Ela tinha 38 anos e ele tinha 27.
Mary I morreu em 1558, após quatro anos de casamento, e Felipe II estava novamente viúvo, com 31 anos de idade. Foi então que ele foi se casar com a segunda filha de Catarina de Médici,. Isabel de Valois. O casamento ocorreu em Paris, em 22 de junho de 1559, e foi comemorado com festas, bailes de máscaras e cinco dias de justas. O noivo tinha 32 anos e a noiva tinha 13 anos.
Durante as festividades, o Rei Henrique II foi gravemente ferido, numa justa, vindo a falecer logo em seguida. Catarina de Médici tomou a lança quebrada como seu emblema, inscrito com as palavras em latim "lacrymae hinc, hinc dolor" ("disso vêm as minhas lágrimas e minha dor"), e passou a se vestir de preto em luto pelo seu marido.
O filho mais velho, Francisco II, tornou-se Rei da França com apenas 15 anos. No ano anterior, ele havia se casado com Maria da Escócia (abaixo). O tio dela, Carlos de Lorena-Guise, Duque de Guise e Cardeal e Arcebispo de Reims (1524/15744), tomou o poder um dia depois da morte de Henrique II e rapidamente mudou-se para o Palácio do Louvre, com o jovem casal.
Catarina trabalhou junto com o Duque de Guise, e começou a ter mais poder. Sua primeira ação foi forçar Diana de Poitiers a entregar suas joias e devolver o Castelo de Chenonceau à coroa. Ela também fez vista grossa à perseguição que o Duque de Guise fez, contra os protestantes franceses, chamados huguenotes. Um dos episódios lamentáveis dessa época foi a morte de muitos huguenotes, nos arredores do Castelo de Amboise, enquanto Catarina de Médici e o Duque de Guise assistiam.
O Reinado de Francisco II durou pouco: em 1560, ele morreu, aos 16 anos, devido a uma infecção ou de um abscesso em seu ouvido. Seu sucessor foi seu irmão Carlos (o segundo, Luís, morrera em 1550, com um ano de idade. Carlos IX tinha 10 anos, quando foi coroado Rei da França.
Abaixo, Isabel da Áustria, esposa de Carlos IX...
Nenhum comentário:
Postar um comentário