sexta-feira, 15 de maio de 2020

PRIMEIROS ANOS - ATIVIDADE 1 (SEGUNDO TRIMESTRE) - ROMA (PARTE I)

Vimos, no Primeiro Trimestre, as primeiras civilizações e, entre elas, a Grécia. Também vimos que, graças a Alexandre III Magno, da Macedônia, a cultura grega misturou-se com a cultura oriental, no Helenismo.

Agora, vamos para a Península Itálica, onde surgiu a civilização romana, que criou um dos maiores impérios da Antiguidade: o Império Romano.

DICIONÁRIO: península é uma palavra que vem do latim (a língua dos romanos) e significa "quase uma ilha", isto é, elas são cercadas por água em QUASE todos os lados, exceto na parte que as liga ao continente. Na Europa existem muitas penínsulas, como a Península Ibérica (Espanha e Portugal), a Península Escandinava (Suécia e Noruega), a Península da Jutlândia (Dinamarca), a Península do Peloponeso (Grécia), a Península Itálica (Itália, Vaticano e San Marino), etc. No Brasil, temos algumas penínsulas, como o Arraial do Cabo (RJ), Bombinhas (SC) e Cabedelo (PB), entre outras.



Vários povos habitaram a Península Itálica, na Antiguidade: os latinos, os úmbrios, os volscos, os sabinos, os samnitas, os etruscos (ao Norte) e os gregos (ao Sul), entre outros. Veja, no Mapa 2, a distribuição desses povos, pela Península:



Os romanos tinham uma lenda, que explicava a sua origem (Questão 1, após o texto), mas a verdade é que eles foram habitando as Sete Colinas, que ficavam próximas ao Rio Tibre: os montes Quirinal, Viminal, Capitólio, Esquilino, Palatino, Aventino e Célio. Abaixo, o mapa e uma imagem das sete colinas:




Costumamos chamar Grécia e Roma de Civilizações Clássicas. Mas a Grécia tem uma História mais antiga que Roma, que sofreu muitas influências da primeira. Vamos ver, abaixo, um quadro comparativos entre as duas:



No quadro, existem alguns detalhes sobre Roma: os etruscos e cartagineses, inimigos mais antigos dos romanos, a divisão da História Romana (Monarquia, República e Império, e algumas leis, que foram feitas durante a República, entre outros assuntos. Por isso, as questões da nossa Atividade 1 serão sobre esses temas:


QUESTÕES

1) Pesquise a lenda que conta a origem de Roma (dica: os nomes Rômulo e Remo, que aparecem no quadro acima):


2) Durante toda a História de Roma, o Senado foi um grupo bem presente, mas foi evoluindo, da Monarquia para a República e desta para o Império. Sobre esse tema, responda:

a) como funcionava o Senado Romano (número de pessoas, idade, atribuições, etc)?

b) como funciona o nosso Senado, hoje?

3) Durante a República, houveram muitas brigas entre patrícios (privilegiados) e plebeus (sem privilégios). Essa situação foi mudando, pouco a pouco, com a criação de leis que atenuaram as diferenças. Sobre esse tema, pesquise e responda:

a) como eram os grupos sociais dos patrícios e plebeus (página 92 do livro)? Resuma o texto desta página em algumas linhas:

b) o que diziam as leis citadas no texto (Lei das Doze Tábuas, Lei Canuléia, Lei Licínia Sêxtia e Lei Hortênsia)?

4) Agora, uma questão do ENEM, para você começar a compreender como é esse teste. Lembre: apenas uma questão está correta!


(Enem 2015) Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar, com imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados, e acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados. Hoje as amarelinhas variam nos formatos geométricos e na quantidade de casas. As palavras “céu” e “inferno” podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto.


Disponível em: www.biblioteca.ajes.edu.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado).

Com base em fatos históricos, o texto retrata o processo de adaptação pelo qual passou um tipo de brincadeira. Nesse sentido, conclui-se que as brincadeiras comportam o (a):

a) caráter competitivo que se assemelha às suas origens (  )
b) delimitação de regras que se perpetuam com o tempo (  )
c) definição antecipada do número de grupos participantes (  )
d) objetivo de aperfeiçoamento físico daqueles que a praticam (  )
e) possibilidade de reinvenção no contexto em que é realizada (  )






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