segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PRIMEIROS ANOS - ATIVIDADE 2 (TERCEIRO TRIMESTRE) - AS RELIGIÕES MEDIEVAIS

 Como você já deve ter percebido, o ser humano sempre necessitou de religião, para responder suas dúvidas, fazer seus pedidos, ou agradecimentos. Desde a Pré-História, as pessoas tentam compreender a morte, os fenômenos da natureza, etc., e a religião serviu como crença no que não se vê e não se entende, mais conhecido como .


Acreditar que um lugar, um objeto, uma pessoa, ou um grupo de pessoas, seriam sagrados, é tão antigo quando o ser humano. Mas, percebemos que existem padrões, como o politeísmo, por exemplo. As religiões mais antigas acreditavam em deuses e deusas, que protegiam a plantação, faziam chover, provocavam calor, raios, neve, etc., mas também poderiam provocar sentimentos, como amor, ódio, loucura, desprezo, etc. Assim, surgiram e se desenvolveram as primeiras religiões, na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, em Roma, na África, na Ásia, na América...Chamamos essas religiões de Mitologia ou lendas mas, para aqueles povos, elas eram bem reais.


Em meio às religiões politeístas, havia uma que era monoteísta: a religião judaica que, desde o início, acreditou em apenas um deus, Javé ou Jeová. Teve também um caso no Egito, do faraó Aquenaton, que queria que o povo adorasse o Sol, mas quando ele morreu, os egípcios voltaram a ser politeístas.

Essa pequena religião subsistiu durante muito tempo na Palestina, entre os hebreus, que depois passaram a denominar-se judeus. Até que nasceu Jesus Cristo, e alterou a religião, criando o Cristianismo. Assim, quem seguisse Jesus seria cristão e que não o seguisse, continuaria sendo judeu. E os judeus foram duramente perseguidos, em toda a História, por essa escolha: na Idade Média, foram acusados de causar a Peste Negra; na Idade Moderna, eram perseguidos pela Inquisição, e na Segunda Guerra Mundial, sofreram o Holocausto. Sem contar a Diáspora: no Ano 70 d.C., os romanos destruíram Jerusalém, e espalharam os judeus por todo o Império Romano. Eles só voltaram a ter uma pátria em 1948, após a Segunda Guerra.

Mas, o Cristianismo não teve destino melhor, ao menos no princípio: Jesus Cristo foi crucificado por suas ideias, os cristãos eram perseguidos, crucificados, jogados às feras no Coliseu, e tinham que cuidar muito, para não ser descobertos. Somente no Século IV, como já vimos, que os imperadores Constantino e Teodósio I mudaram essa situação, e o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano. É triste pensar que, de perseguidos, tornaram-se perseguidores, punindo ciganos, muçulmanos, judeus, e outras religiões, durante toda a Idade Média. Nem mesmo os reis e imperadores tinham coragem de desafiar o Papa e seus seguidores.


Na mesma época ou um pouco antes ou um pouco depois de Jesus Cristo, houveram outras pessoas que também criaram religiões: Siddartha Gautama, o Buda (563 a.C./483 a.C.) criou o Budismo, na Índia; Confúcio (551 a.C./479 a.C.)  criou o Confucionismo, na China; Mohammed ou Maomé (571 d.C./632 d.C.) criou o Islamismo, no Oriente Médio. Ou seja: aquele panteão de deuses e deusas inatingíveis foi substituído por religiões criadas por pessoas de carne e osso, que viveram em algum lugar, trocaram ideias com pessoas, e criaram suas doutrinas.

O Cristianismo foi a religião predominante da Europa, até o Século XI: em 1054, o Império Bizantino  adotou a religião Ortodoxa Grega, e o Ocidente adotou a Igreja Católica Apostólica Romana, submissa ao Papa de Roma (na religião Ortodoxa, os líderes são os patriarcas). O Cisma do Oriente foi a primeira divisão do Cristianismo.

Assim, temos as religiões monoteístas da Idade Média: Judaísmo, Cristianismo (católicos e ortodoxos), Islamismo, todos próximos e todos se odiando, fazendo guerras (as Cruzadas, como veremos adiante), mas também tendo relações comerciais, muitas vezes. Os judeus sempre tiveram fama de ser bons comerciantes, assim como os muçulmanos. Já os cristãos, desenvolveram mais a agricultura e a criação de animais (Feudalismo, veremos adiante), pois a Igreja condenava o lucro, chamado de usura.


QUESTÕES

1) Escolha uma religião politeísta e uma monoteísta, procure saber sobre suas crenças, doutrinas, cerimônias religiosas, etc., e depois explique o que percebeu de diferença e semelhança entre elas (além do número de deuses, é claro):

2) O texto mostra que, no início, o Cristianismo era perseguiido pelo Império Romano e, depois, passou a perseguir judeus, ciganos, árabes, e outras religiões. Na sua opinião, porque isso acontecia? Escreva sua opinião baseando-se em informações corretas, sem fake news ou "achismos":


ATIVIDADE OPCIONAL: leia o texto "Quem é Quem na Mitologia Nórdica" (Link abaixo), e explique essas dez palavras: 

Link do texto: https://super.abril.com.br/historia/quem-e-quem-na-mitologia-nordica/


1) Asgard:

2) Midgard:

3) Bifrost:

4) Yggdrasil

5) Hlidskjalf 

6) Mjölnir 

7) Fárbauti

8) Laufey

9) Gjallarhorn

10) animais dos deuses:



Nenhum comentário:

Postar um comentário