quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - NONO F

Bom dia e boa tarde, alunos do 9F! Hoje, vamos continuar o estudo e a aprendizagem sobre a República Velha!


Observe o quadro acima: é uma obra de arte, pintada em 1934 por Cândido Portinari (1903/1962). Ela chama-se Café, e mostra pessoas negras e mestiças plantando, colhendo e carregando café, que era a maior riqueza do Brasil, na República Velha.

Já vimos algumas características dessa época:

a) Houveram três presidentes militares (Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca) e vários presidentes, representantes dos fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais (Café com Leite). Também houve um presidente afrodescendente (Nilo Peçanha);

b) A maioria da população brasileira era analfabeta e vivia na zona rural; as cidades eram pequenas, e quase não haviam fábricas;

c) As famílias eram patriarcais: o homem (pai, marido) é quem mandava na família, a esposa ficava em casa, e o pai é quem escolhia maridos ou esposas para os filhos e filhas; a mulher não podia votar, não trabalhava, e nem tinha muito estudo.



Acima, a foto de uma família patriarcal de São Paulo: o Conde Antônio Álvares Leite Penteado (sentado), sua esposa Ana Paulina(atrás dele), seus filhos e filhas, e um genro (de bigode). Essa família tinha fazendas de café e indústrias, falavam francês, viajavam pela Europa (principalmente para a França), patrocinavam artes, gostavam de automóveis (uma novidade, na época) e as filhas casaram-se com rapazes da família Prado, riquíssima, da qual fazia parte o Prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado (1840/1929). Casamento, naquela época, era união de fortunas

Agora, vamos continuar vendo quem foram os presidentes daquela época (até agora, já vimos 8):

9) Venceslau Brás Pereira Gomes (1868/1966): nasceu em Minas Gerais e seu partido era o PRM (Partido Republicano Mineiro). Governou o Brasil de 1914 a 1918, mesmo período em que ocorreu a Primeira Guerra Mundial.


A Primeira Guerra Mundial


Essa Guerra ocorreu na Europa, entre 1914 e 1918. No comando, havia dois grupos de países: a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Turco-Otomano) e Tríplice Entente (França, Império Britânico e Rússia). Durante esta Guerra, houve a utilização de novos armamentos, como tanques de guerra, submarinos, aviões e armas químicas, por exemplo. No decorrer da Guerra, outros países entraram, e ela terminou com aproximadamente 19 milhões de pessoas, entre militares e civis. O Brasil declarou guerra à Tríplice Aliança, mas não chegou a mandar soldados para a Europa. Ao final, a Tríplice Entente venceu e a Tríplice Aliança foi punida, de várias formas: a Alemanha teve que pagar indenização pela destruição que provocou, a Áustria foi separada da Hungria e o Império Turco-Otomano foi desfeito, em 1922, dividindo-se em vários países (Iraque, Irã, Turquia, Arábia Saudita, etc.).


Na foto acima, soldados dentro de uma trincheira. As trincheiras eram buracos que os soldados cavavam, para evitar que o exército inimigo os baleassem. Mas, com o tempo, esses buracos se enchiam de água, com ratos e frio intenso matando muitos soldados. Milhares deles morreram nas trincheiras, sem disparar um único tiro  e nem ser atingidos.

10) Delfim Moreira da Costa Ribeiro (1868/1920): nasceu em Minas Gerais e seu partido era o PRM. Ele assumiu a presidência porque Rodrigues Alves, o candidato eleito, morreu antes de tomar posse, vitimado pela Gripe Espanhola. Em seu Governo, houveram muitas greves, e ele sofreu de uma doença que o deixava totalmente desconcentrado, sendo que muitas vezes, quem tomava decisões era o Ministro Afrânio de Melo Franco (1870/1943). Governou entre 1918 e 1919 e morreu logo depois de deixar a presidência.


A Gripe Espanhola


Foi uma pandemia, que ocorreu no início do Século XX, começando em 1918, nos Estados Unidos. Ela começou a se espalhar pela Europa, e foram os jornais espanhóis que primeiro noticiaram essa pandemia. Por isso que ela foi chamada de Gripe Espanhola. Entre 1918 e 1919, morreram entre 50 e 100 milhões de pessoas, no mundo todo. No Brasil, morreram cerca de 35 mil pessoas, incluindo o Presidente Rodrigues Alves, que morreu antes de tomar posse, em seu segundo mandato.


11) Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (1865/1942): nasceu na Paraíba e seu partido era o PRM. Ele representou o Brasil na Conferência de Paz, que ocorreu na Europa, logo após a Primeira Guerra Mundial. Em seguida, foi eleito Presidente da República, e governou o Brasil entre 1919 e 1922. Nesse período, começou o Movimento Tenentista, que iria acabar com com a República Velha, em 1930.


O Movimento Tenentista

O Movimento Tenentista ou Tenentismo ocorreu nos Anos 20. Tenentes eram militares com mais estudo, que começaram a perceber que a Política do Café com Leite (onde só São Paulo e Minas Gerais mandavam) não era boa para o país. Assim, em três episódios, os militares se desentenderam com o Governo. O primeiro, foi chamado de Movimento dos 18 do Forte, e ocorreu em 1922. O segundo foi a Revolta Paulista de 1924 e o terceiro foi a Coluna Prestes, que durou de 1924 a 1927. Na próxima atividade, veremos melhor esses movimentos.


Acima uma foto dos militares da Coluna Prestes.

12) Artur da Silva Bernardes (1875/1955): nasceu em Minas Gerais e seu partido era o PRM. Governou o Brasil entre 1922 e 1926, e enfrentou a maioria das Revoltas Tenentistas

13) Washington Luís Pereira de Sousa (1869/1957): nasceu no Rio de Janeiro e seu partido era o PRP (Partido Republicano Paulista) e depois, o PRF (Partido Republicano Federal). Foi o último presidente da República Velha, sendo retirado do cargo em 1930, por Getúlio Vargas.

ATIVIDADES

1) Você viu, no início do texto, um quadro do pintor Cândido Portinari, um dos mais importantes do Brasil. Pesquise sobre ele, sua vida, suas obras, sua importância:

2) No início do Século XX, antes da Primeira Guerra Mundial, o mundo viveu a Belle Époque, cujo centro era a França, sua língua e seus costumes. Pesquise sobre a Belle Époque:



3) Como começou a Primeira Guerra Mundial? O que as datas de 28 de Junho e 28 de Julho de 1914 têm a ver com essa Guerra?

4) Qual foi o Presidente que determinou que o serviço militar deveria ser obrigatório? E por que ele tomou essa decisão?






Nenhum comentário:

Postar um comentário