domingo, 1 de abril de 2012

Texto 6 - Terceiros Anos

A Belle Époque (1870/1914)

Se você pretende compreender a sua própria época, leia as obras de ficção produzidas nela. As pessoas quando estão vestidas em fantasias falam sem travas na língua - Arthur Helps



O período chamado de Belle Époque foi de grandes transformações, principalmente o crescimento das cidades, a melhoria de vida da burguesia e o surgimento de novas tecnologias, na chamada Segunda Revolução Industrial

O Crescimento das Cidades

Nenhuma impressão marcou mais fortemente as gerações que viveram entre o final do século XIX e o início do XX do que a mudança vertiginosa dos cenários e dos comportamentos, sobretudo no âmbito das grandes cidades.


Observe, abaixo, um quadro do pintor William Wylde (Inglaterra, 1806/1889), chamadoManchester a partir de Kersal Moor (1852). Olhe a profusão de chaminés das fábricas:




As cidades européias ainda tinham traços medievais, com ruas pequenas, casas aos montes, e doenças em profusão. Mas a reorganização de ruas, criação de avenidas, melhoria no sistema de esgotos, fez com que a saúde melhorasse, e a população aumentasse. Além disso, o centro das cidades passou a ser o reduto da burguesia, seja para morar (Paris) ou para desenvolver comércio (Londres). 



Em Paris, os bulevares de Haussmann tornavam o antigo centro histórico extremamente atraente para os ricos, enquanto as classes pobres eram forçadas a morar cada vez mais longe, na banlieue (periferia), onde poucos afortunados encontravam o conforto, mas a maioria era condenada a morar em deprimentes cortiços.

Georges-Eugène Haussmann (1809/1891) foi prefeito de Paris entre 1853 e 1870 e responsável pela reurbanização da capital francesa, a mando de Napoleão III(1808/1873). Durante 17 anos, destruiu casas, abriu ruas, construiu L'Ópera de Paris e os Champs-Elysées:



Podemos perceber o impacto que essas mudanças tiveram na arte, nas obras de Jacob Camille Pissarro (Ilhas Virgens, 1830/1903), Pierre-Auguste Renoir (França, 1841/1919), Gustave Caillebotte (França, 1848/1894) e Jean Beraud (Rússia, 1849/1935):




Camille Pissarro - Boulevard Montmartre Morning Grey Weather - 1897


Auguste Renoir - Le Moulin de La Galette - 1876


Gustave Caillebotte - Jour de Pluie à Paris - 1877


Jean Beraud - Le Boulevard Saint Denis, Paris - 1899

Em 1889, Paris sediou a L'exposition Universelle de 1889, cujo objetivo era mostrar todas as inovações que a vida poderia trazer. E, para o evento, foi construída a Torre Eiffel, cujo objetivo era mostrar a capacidade que a engenharia tinha alcançado:


No Brasil, o Presidente Rodrigues Alves (1848/1919) também promoveu uma reurbanização do Rio de Janeiro, durante seu governo (de 1902 a 1906), com a ajuda do médico sanitarista Osvaldo Cruz (1872/1917) e do prefeito e engenheiro Francisco Pereira Passos (1836/1913). Abaixo, o Rio de Janeiro, em 1903:



Com as cidades embelezadas, com largas avenidas, prédios suntuosos, um comércio cada vez mais elegante, e praças e parques sendo construídos por todos os lados, a vida burguesa ficava cada vez melhor: a literatura se expandia, as óperas e teatros enchiam de pessoas e o cinema começava a dar seus primeiros passos. Novidades como a psicanálise competiam com o barulho dos automóveis e a música podia ser ouvida em casa, depois que foram inventados o gramofone e o fonógrafo. Abaixo, o Central Park em 1880, num quadro de Jasper Francis Cropsey (1823/1900). O parque mais famoso do mundo foi inaugurado em em 1857, em New York:


Melhorias na Vida dos Burgueses

Na primeira metade do século XX a vida nas cidades da Europa e da América do Norte era melhor do que nunca. O aperfeiçoamento do sistema de esgotos trouxe uma enorme melhoria na saúde pública e os citadinos, pela primeira vez libertados da antiga maldição das epidemias, podiam agora ser em número crescente. Havia moradias mais numerosas e de melhor qualidade para alojar as multidões e mais comida nas mesas. O transporte a vapor permitia trazer alimentos perecíveis da zona rural, e depois do desenvolvimento dos sistemas de refrigeração, na década de 1870, também das vastas planícies do Novo Mundo. As ruas eram iluminadas à noite e bem pavimentadas; mesmo nas cidades de industrialização mais sólida, os reformistas acrescentavam parques e áreas verdes, para benefício do bem-estar físico e mental dos moradores. Havia mais policiais para prender os criminosos e mais lugares para alojar os presos, segundo a inovação americana das prisões com vários andares de galerias. Havia mais de tudo: mais dinheiro, mais empregos, um leque mais amplo de mercadorias à venda, mais lojas e mais gente que podia comprar. E se é verdade que muitas pessoas simplesmente suportavam a vida na cidade, muitas outras desfrutavam dela com prazer.

Cronologia:

1880 - Thomas Edison (EUA, 1847/1931) inventa a lâmpada incandescente e Ernst Werner von Siemens (Alemanha, 1816/1892) constrói o primeiro elevador elétrico;
1881 - Julio César Ribeiro de Sousa (Brasil, 1843/1887) faz o primeiro voo de dirigível, em Paris;
1882 - inaugurada a primeira usina elétrica do mundo, em New York e Robert Koch (Alemanha, 1843/1910) descobre o bacilo causador da tuberculose;
1885 - criação do automóvel (Karl Benz - Alemanha, 1844/1929), da bicicleta (John Kem Starley - Inglaterra, 1854/1901) e da montanha-russa (LaMarcus Adna Thompson - EUA, 1848/1919), e Louis Pasteur (França, 1822/1895) cria a vacina anti-rábica;


1886 - inauguração do Passeio Público, em Curitiba e a Estátua da Liberdade, em New York; John Pemberton inventa a Coca-Cola;


Edward Moran - Unveiling The Statue of Liberty, 1886

1887 - Emil Berliner (Alemanha, 1851/1929) patenteia o gramofone;
1889 - Herman Hollerith (EUA, 1860/1929), inventa o leitor de cartões perfurados e inauguração da Torre Eiffel, em Paris, criada por Gustave Eiffel (França, 1832/1923);
1891 - inauguração da Avenida Paulista, em São Paulo, para onde irão os ricos fazendeiros paulistas; Thomas Edison patenteia o rádio;


1895 - William G. Morgan (EUA, 1870/1942) cria o mintonette, que depois passa a ser chamado de voleibol; Wilhelm Röntgen (Alemanha, 1845/1923) descobre os raios-X; Auguste (França, 1862/1954) e Louis Lumière (França, 1864/1948) promovem a primeira sessão de cinema, exibindo Arrival of a Train at La Ciotat:


1896 - Guglielmo Marconi (Itália, 1874/1937) faz a primeira transmissão de rádio da História;
1899 - Sigmund Freud (Áustria, 1856/1939) publica A Interpretação dos Sonhos;




1905 - Albert Einstein (Alemanha, 1879/1955) descobriu a relação entre massa e energia, demonstrada pela fórmula E = mc²;
1908 Henry Ford (Estados Unidos, 1863/1947) cria seu Modelo T:



A Segunda Revolução Industrial


A chamada Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX, envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido. Durante a Segunda Revolução Industrial, a população urbana superou o contingente populacional do campo, fazendo crescer a importancia de metrópolis.
A Segunda Revolução Industrial é vista como apenas uma fase da Revolução Industrial já que, de um ponto de vista sócio-tecnológico, não houve uma clara ruptura entre as duas,na verdade , a Segunda Revolução Industrial foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Ainda, é argumentável que ela se divide no meio no século XIX, com o crescimento de estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais como o processo de Bessemer (produção de aço a partir do ferro gusa) e o processo de produção de aço de Siemens, com o forno Siemens-Martin (forno para produção de aço), que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção.
Nos Estados Unidos a Segunda Revolução Industrial é comumente associada com a eletrificação de Nikola Tesla (Áustria, 1856/1943), Thomas Alva Edison (EUA, 1847/1931) e George Westinghouse (EUA, 1846/1914) e com o gerenciamento científico aplicado por Frederick Winslow Taylor (EUA, 1856/1915).
Abaixo, a influência da luz elétrica na arte:


Édouard Manet (1832/1883) - A Bar at the Folies-Bergère - 1882


Pissarro The Boulevard Montmartre At Night - 1899


Jean Beraud - Der Ball In The Park - 1880


Outros Artistas


nem todos os artistas buscavam a urbanidade. Alguns ainda valorizavam a natureza, a vida ao ar livre, a Antiguidade. Se os "urbanos" eram chamados de realistas  (Edouard Manet - França, 1832/1883) ou impressionistas (Claude Monet - França, 1840/1926Edgar Degas  - França, 1834/1917, Pierre-Auguste Renoir - França, 1841/1919Eliseu Visconti - Itália, 1866/1944 e Almeida Junior - Brasil, 1850/1899), os "clássicos" eram chamados de academicistas. Era o caso de William-Adolphe Bouguereau - França, 1825/1905, Victor Meirelles - Brasil, 1832/1903,Pedro Américo - Brasil, 1843/1905 e Sir Lawrence Alma-Tadema - Alemanha, 1836/1912:


Claude Monet - Madame Monet e Seu Filho - 1875


Eliseu Visconti - Moça No Trigal - 1913


Almeida Junior - Caipira Picando Fumo - 1893


Bouguereau Songs of The Angels (1881)


Victor Meirelles Estudo Para Panorama do Rio de Janeiro - 1885


Pedro Américo Independência ou Morte - 1888


Alma-Tadema Ask Me No More - 1906

O desenvolvimento do lazer urbano, já iniciado no século XVIII, recebera novo impulso de uma classe média cada vez mais rica. O aspecto deprimente das antigas cidades industriais começou a desaparecer à medida que surgiam cafés, teatros, óperas, salões de música e também, a partir da década de 1910, o cinema, para divertimento do público. Como sempre, a alta sociedade abria caminho. 


Toulouse-Lautrec - La Troupe de Mlle. Eglantine - 1896

A vida tornou-se melhor, nessa época, para a classe burguesa: foi inventado o automóvel, o telefone, a energia elétrica, o fonógrafo e o gramofone, o cinema, oavião. Abaixo, Henry Ford (Estados Unidos, 1863/1947) e seu Ford Modelo T (1908):


Além das invenções, devemos lembrar das inovações. Albert Einstein (Alemanha, 1879/1955) descobriu a relação entre massa e energia, demonstrada pela fórmula E = mc², Nikola Tesla (Áustria, 1856/1943) descobriu como fazer transmissões sem fios, base do rádio (1894), Émile Durkheim (França, 1858/1917) e Max Weber (Alemanha, 1864/1920) desenvolveram seus estudos sociológicos, Sigmund Freud (Áustria, 1856/1939) desenvolveu a psicanálise Louis Pasteur (França, 1822/1895) desenvolveu a vacina anti-rábica e o sistema de pasteurização.

Literatura

Nessa área merecem destaque os escritores, poetas e dramaturgos:

Alexandre Dumas Filho (1824/1895, autor de A Dama das Camélias - 1848), Henrik Ibsen (Noruega, 1828/1906, autor de Casa de Bonecas, 1879) e Maximo Gorki (Rússia, 1868/1936, autor de Pequenos Burgueses, 1901)(teatro), Machado de Assis (Brasil, 1839/1908, autor de Dom Casmurro - 1899), Aluísio Azevedo (Brasil, 1857/1913, autor de O Cortiço - 1890), Gustave Flaubert (França, 1821/1880, autor de Madame Bovary - 1857), Honoré de Balzac (França, 1799/1850, autor de A Mulher de Trinta Anos - 1832), Eça de Queirós (Portugal, 1845/1900, autor de Os Maias - 1888) e Charles Dickens (Inglaterra, 1812/1870, autor de Um Conto de Natal - 1843).  Charles-Pierre Baudelaire (França, 1821/1867) Stéphane Mallarmé (França, 1842/1898) Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854/1891) e  Paul Marie Verlaine (1844/1896). Émile Zola(França, 1840/1902, autor de Nana - 1880).

Art Nouveau

É um movimento modernizante de arte decorativa, cujos expoentes foram Alphonse Mucha (República Tcheca, 1860/1939), Gustav Klimt (Áustria, 1862/1918) e Antoni Gaudi (Espanha, 1852/1926), entre outros.

Alphonse Mucha - Les Saisons - 1900


Gustav Klimt - O Beijo - 1908


Antoni Gaudi - Igreja da Sagrada Familia - iniciada em 1882


A Vila Penteado, propriedade da Família Álvares Penteado, de São Paulo, e projetada por Carlos Ekman, seguia a estética da Art Nouveau

Cinema

Além dos Irmãos Lumière, merece destaque Georges Méliès (França, 1861/1938)

L'homme-orchestre (1900)



Música

Sarah Bernnhardt (França, 1844/1923), Enrico Caruso (Itália, 1873/1921), Giacomo Puccini (Itália, 1858/1924, autor de La BohèmeToscaMadame Butterfly e Turandot), Claude Debussy (França, 1862/1918, autor de Prelúdio à Tarde de um Fauno e Claire de Lune), Maurice Ravel  (França, 1875/1937, autor do Bolero)

Mulheres


Mata Hari (Países Baixos, 1876/1917), dançarina e espiã

Lina Cavalieri (Itália, 1874/1944), cantora de ópera

Elizabeth da Baviera - Sissi (Áustria, 1837/1898), Imperatriz

Gabrielle "Coco" Chanel (França, 1883/1971), Estilista


Emily Wilding Davidson (Inglaterra, 1872/1913), suffragette

Considerações Finais


Carvão barato e mão de obra barata contribuiram para o culto das orquídeas e tornou possível a perfeição de frutas cultivadas em estufa. champanhe foi aperfeiçoado durante a Belle ÉpoquePenas e peles exóticas foram mais lugar de destaque na moda do que nunca, como alta-costura foi inventada em Paris, no centro da Belle Époque, onde a moda começou a se mover em um ciclo anual. Em Paris, restaurantes como Maxim's alcançaram um novo esplendor e prestígio como lugares para os ricos para desfilar, e da Ópera Garnier, com suas enormes escadarias. Depois de meados do século 19, ferrovias passaram a ligar todas as principais cidades da Europa com cidades de recreação, como Biarritz Deauville , seus vagões foram rigorosamente divididos em primeira e segunda classes.



Belle Époque foi considerada uma era de ouro da belezainovação paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta. 




Adolf Friedrich Erdmann von Menzel (Alemanha, 1815-1905) - Ballsouper, 1878





3 comentários:

  1. Nossa lindas imagens ;)

    Muito bom mesmo

    Bota A Belle Époque nisso

    rsrsrs... sz

    ResponderExcluir
  2. Realmente, os dois estão certos! Imagens belas e muitas diferenças entre os estilos...

    ResponderExcluir