A Belle Époque (1870/1914)
Se você pretende compreender a sua própria época, leia as obras de ficção produzidas nela. As pessoas quando estão vestidas em fantasias falam sem travas na língua - Arthur Helps
O Crescimento das Cidades
Nenhuma impressão marcou mais fortemente as gerações que viveram entre o final do século XIX e o início do XX do que a mudança vertiginosa dos cenários e dos comportamentos, sobretudo no âmbito das grandes cidades.
Observe, abaixo, um quadro do pintor William Wylde (Inglaterra, 1806/1889), chamadoManchester a partir de Kersal Moor (1852). Olhe a profusão de chaminés das fábricas:
As cidades européias ainda tinham traços medievais, com ruas pequenas, casas aos montes, e doenças em profusão. Mas a reorganização de ruas, criação de avenidas, melhoria no sistema de esgotos, fez com que a saúde melhorasse, e a população aumentasse. Além disso, o centro das cidades passou a ser o reduto da burguesia, seja para morar (Paris) ou para desenvolver comércio (Londres).
Em Paris, os bulevares de Haussmann tornavam o antigo centro histórico extremamente atraente para os ricos, enquanto as classes pobres eram forçadas a morar cada vez mais longe, na banlieue (periferia), onde poucos afortunados encontravam o conforto, mas a maioria era condenada a morar em deprimentes cortiços.
Georges-Eugène Haussmann (1809/1891) foi prefeito de Paris entre 1853 e 1870 e responsável pela reurbanização da capital francesa, a mando de Napoleão III(1808/1873). Durante 17 anos, destruiu casas, abriu ruas, construiu L'Ópera de Paris e os Champs-Elysées:
Podemos perceber o impacto que essas mudanças tiveram na arte, nas obras de Jacob Camille Pissarro (Ilhas Virgens, 1830/1903), Pierre-Auguste Renoir (França, 1841/1919), Gustave Caillebotte (França, 1848/1894) e Jean Beraud (Rússia, 1849/1935):
Camille Pissarro - Boulevard Montmartre Morning Grey Weather - 1897
Auguste Renoir - Le Moulin de La Galette - 1876
Gustave Caillebotte - Jour de Pluie à Paris - 1877
Jean Beraud - Le Boulevard Saint Denis, Paris - 1899
Em 1889, Paris sediou a L'exposition Universelle de 1889, cujo objetivo era mostrar todas as inovações que a vida poderia trazer. E, para o evento, foi construída a Torre Eiffel, cujo objetivo era mostrar a capacidade que a engenharia tinha alcançado:
No Brasil, o Presidente Rodrigues Alves (1848/1919) também promoveu uma reurbanização do Rio de Janeiro, durante seu governo (de 1902 a 1906), com a ajuda do médico sanitarista Osvaldo Cruz (1872/1917) e do prefeito e engenheiro Francisco Pereira Passos (1836/1913). Abaixo, o Rio de Janeiro, em 1903:
Com as cidades embelezadas, com largas avenidas, prédios suntuosos, um comércio cada vez mais elegante, e praças e parques sendo construídos por todos os lados, a vida burguesa ficava cada vez melhor: a literatura se expandia, as óperas e teatros enchiam de pessoas e o cinema começava a dar seus primeiros passos. Novidades como a psicanálise competiam com o barulho dos automóveis e a música podia ser ouvida em casa, depois que foram inventados o gramofone e o fonógrafo. Abaixo, o Central Park em 1880, num quadro de Jasper Francis Cropsey (1823/1900). O parque mais famoso do mundo foi inaugurado em em 1857, em New York:
Melhorias na Vida dos Burgueses
Na primeira metade do século XX a vida nas cidades da Europa e da América do Norte era melhor do que nunca. O aperfeiçoamento do sistema de esgotos trouxe uma enorme melhoria na saúde pública e os citadinos, pela primeira vez libertados da antiga maldição das epidemias, podiam agora ser em número crescente. Havia moradias mais numerosas e de melhor qualidade para alojar as multidões e mais comida nas mesas. O transporte a vapor permitia trazer alimentos perecíveis da zona rural, e depois do desenvolvimento dos sistemas de refrigeração, na década de 1870, também das vastas planícies do Novo Mundo. As ruas eram iluminadas à noite e bem pavimentadas; mesmo nas cidades de industrialização mais sólida, os reformistas acrescentavam parques e áreas verdes, para benefício do bem-estar físico e mental dos moradores. Havia mais policiais para prender os criminosos e mais lugares para alojar os presos, segundo a inovação americana das prisões com vários andares de galerias. Havia mais de tudo: mais dinheiro, mais empregos, um leque mais amplo de mercadorias à venda, mais lojas e mais gente que podia comprar. E se é verdade que muitas pessoas simplesmente suportavam a vida na cidade, muitas outras desfrutavam dela com prazer.
Cronologia:
1880 - Thomas Edison (EUA, 1847/1931) inventa a lâmpada incandescente e Ernst Werner von Siemens (Alemanha, 1816/1892) constrói o primeiro elevador elétrico;
1881 - Julio César Ribeiro de Sousa (Brasil, 1843/1887) faz o primeiro voo de dirigível, em Paris;
1882 - inaugurada a primeira usina elétrica do mundo, em New York e Robert Koch (Alemanha, 1843/1910) descobre o bacilo causador da tuberculose;
1885 - criação do automóvel (Karl Benz - Alemanha, 1844/1929), da bicicleta (John Kem Starley - Inglaterra, 1854/1901) e da montanha-russa (LaMarcus Adna Thompson - EUA, 1848/1919), e Louis Pasteur (França, 1822/1895) cria a vacina anti-rábica;
1886 - inauguração do Passeio Público, em Curitiba e a Estátua da Liberdade, em New York; John Pemberton inventa a Coca-Cola;
Edward Moran - Unveiling The Statue of Liberty, 1886
1887 - Emil Berliner (Alemanha, 1851/1929) patenteia o gramofone;
1889 - Herman Hollerith (EUA, 1860/1929), inventa o leitor de cartões perfurados e inauguração da Torre Eiffel, em Paris, criada por Gustave Eiffel (França, 1832/1923);
1891 - inauguração da Avenida Paulista, em São Paulo, para onde irão os ricos fazendeiros paulistas; Thomas Edison patenteia o rádio;
1895 - William G. Morgan (EUA, 1870/1942) cria o mintonette, que depois passa a ser chamado de voleibol; Wilhelm Röntgen (Alemanha, 1845/1923) descobre os raios-X; Auguste (França, 1862/1954) e Louis Lumière (França, 1864/1948) promovem a primeira sessão de cinema, exibindo Arrival of a Train at La Ciotat:
1896 - Guglielmo Marconi (Itália, 1874/1937) faz a primeira transmissão de rádio da História;
1899 - Sigmund Freud (Áustria, 1856/1939) publica A Interpretação dos Sonhos;
1905 - Albert Einstein (Alemanha, 1879/1955) descobriu a relação entre massa e energia, demonstrada pela fórmula E = mc²;
1908 - Henry Ford (Estados Unidos, 1863/1947) cria seu Modelo T:
A Segunda Revolução Industrial
A chamada Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX, envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido. Durante a Segunda Revolução Industrial, a população urbana superou o contingente populacional do campo, fazendo crescer a importancia de metrópolis.
A Segunda Revolução Industrial é vista como apenas uma fase da Revolução Industrial já que, de um ponto de vista sócio-tecnológico, não houve uma clara ruptura entre as duas,na verdade , a Segunda Revolução Industrial foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Ainda, é argumentável que ela se divide no meio no século XIX, com o crescimento de estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais como o processo de Bessemer (produção de aço a partir do ferro gusa) e o processo de produção de aço de Siemens, com o forno Siemens-Martin (forno para produção de aço), que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção.
Nos Estados Unidos a Segunda Revolução Industrial é comumente associada com a eletrificação de Nikola Tesla (Áustria, 1856/1943), Thomas Alva Edison (EUA, 1847/1931) e George Westinghouse (EUA, 1846/1914) e com o gerenciamento científico aplicado por Frederick Winslow Taylor (EUA, 1856/1915).
Abaixo, a influência da luz elétrica na arte:
Édouard Manet (1832/1883) - A Bar at the Folies-Bergère - 1882
Pissarro - The Boulevard Montmartre At Night - 1899
Jean Beraud - Der Ball In The Park - 1880
Outros Artistas
nem todos os artistas buscavam a urbanidade. Alguns ainda valorizavam a natureza, a vida ao ar livre, a Antiguidade. Se os "urbanos" eram chamados de realistas (Edouard Manet - França, 1832/1883) ou impressionistas (Claude Monet - França, 1840/1926, Edgar Degas - França, 1834/1917, Pierre-Auguste Renoir - França, 1841/1919, Eliseu Visconti - Itália, 1866/1944 e Almeida Junior - Brasil, 1850/1899), os "clássicos" eram chamados de academicistas. Era o caso de William-Adolphe Bouguereau - França, 1825/1905, Victor Meirelles - Brasil, 1832/1903,Pedro Américo - Brasil, 1843/1905 e Sir Lawrence Alma-Tadema - Alemanha, 1836/1912:
Claude Monet - Madame Monet e Seu Filho - 1875
Eliseu Visconti - Moça No Trigal - 1913
Almeida Junior - Caipira Picando Fumo - 1893
Bouguereau - Songs of The Angels (1881)
Victor Meirelles - Estudo Para Panorama do Rio de Janeiro - 1885
Pedro Américo - Independência ou Morte - 1888
Alma-Tadema - Ask Me No More - 1906
O desenvolvimento do lazer urbano, já iniciado no século XVIII, recebera novo impulso de uma classe média cada vez mais rica. O aspecto deprimente das antigas cidades industriais começou a desaparecer à medida que surgiam cafés, teatros, óperas, salões de música e também, a partir da década de 1910, o cinema, para divertimento do público. Como sempre, a alta sociedade abria caminho.
Toulouse-Lautrec - La Troupe de Mlle. Eglantine - 1896
A vida tornou-se melhor, nessa época, para a classe burguesa: foi inventado o automóvel, o telefone, a energia elétrica, o fonógrafo e o gramofone, o cinema, oavião. Abaixo, Henry Ford (Estados Unidos, 1863/1947) e seu Ford Modelo T (1908):
Além das invenções, devemos lembrar das inovações. Albert Einstein (Alemanha, 1879/1955) descobriu a relação entre massa e energia, demonstrada pela fórmula E = mc², Nikola Tesla (Áustria, 1856/1943) descobriu como fazer transmissões sem fios, base do rádio (1894), Émile Durkheim (França, 1858/1917) e Max Weber (Alemanha, 1864/1920) desenvolveram seus estudos sociológicos, Sigmund Freud (Áustria, 1856/1939) desenvolveu a psicanálise e Louis Pasteur (França, 1822/1895) desenvolveu a vacina anti-rábica e o sistema de pasteurização.
Literatura
Nessa área merecem destaque os escritores, poetas e dramaturgos:
Alexandre Dumas Filho (1824/1895, autor de A Dama das Camélias - 1848), Henrik Ibsen (Noruega, 1828/1906, autor de Casa de Bonecas, 1879) e Maximo Gorki (Rússia, 1868/1936, autor de Pequenos Burgueses, 1901)(teatro), Machado de Assis (Brasil, 1839/1908, autor de Dom Casmurro - 1899), Aluísio Azevedo (Brasil, 1857/1913, autor de O Cortiço - 1890), Gustave Flaubert (França, 1821/1880, autor de Madame Bovary - 1857), Honoré de Balzac (França, 1799/1850, autor de A Mulher de Trinta Anos - 1832), Eça de Queirós (Portugal, 1845/1900, autor de Os Maias - 1888) e Charles Dickens (Inglaterra, 1812/1870, autor de Um Conto de Natal - 1843). Charles-Pierre Baudelaire (França, 1821/1867), Stéphane Mallarmé (França, 1842/1898), Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854/1891) e Paul Marie Verlaine (1844/1896). Émile Zola(França, 1840/1902, autor de Nana - 1880).
Alexandre Dumas Filho (1824/1895, autor de A Dama das Camélias - 1848), Henrik Ibsen (Noruega, 1828/1906, autor de Casa de Bonecas, 1879) e Maximo Gorki (Rússia, 1868/1936, autor de Pequenos Burgueses, 1901)(teatro), Machado de Assis (Brasil, 1839/1908, autor de Dom Casmurro - 1899), Aluísio Azevedo (Brasil, 1857/1913, autor de O Cortiço - 1890), Gustave Flaubert (França, 1821/1880, autor de Madame Bovary - 1857), Honoré de Balzac (França, 1799/1850, autor de A Mulher de Trinta Anos - 1832), Eça de Queirós (Portugal, 1845/1900, autor de Os Maias - 1888) e Charles Dickens (Inglaterra, 1812/1870, autor de Um Conto de Natal - 1843). Charles-Pierre Baudelaire (França, 1821/1867), Stéphane Mallarmé (França, 1842/1898), Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854/1891) e Paul Marie Verlaine (1844/1896). Émile Zola(França, 1840/1902, autor de Nana - 1880).
Art Nouveau
É um movimento modernizante de arte decorativa, cujos expoentes foram Alphonse Mucha (República Tcheca, 1860/1939), Gustav Klimt (Áustria, 1862/1918) e Antoni Gaudi (Espanha, 1852/1926), entre outros.
Alphonse Mucha - Les Saisons - 1900
Gustav Klimt - O Beijo - 1908
Antoni Gaudi - Igreja da Sagrada Familia - iniciada em 1882
A Vila Penteado, propriedade da Família Álvares Penteado, de São Paulo, e projetada por Carlos Ekman, seguia a estética da Art Nouveau
Cinema
Além dos Irmãos Lumière, merece destaque Georges Méliès (França, 1861/1938)
L'homme-orchestre (1900)
Música
Sarah Bernnhardt (França, 1844/1923), Enrico Caruso (Itália, 1873/1921), Giacomo Puccini (Itália, 1858/1924, autor de La Bohème, Tosca, Madame Butterfly e Turandot), Claude Debussy (França, 1862/1918, autor de Prelúdio à Tarde de um Fauno e Claire de Lune), Maurice Ravel (França, 1875/1937, autor do Bolero)
Mulheres
Mata Hari (Países Baixos, 1876/1917), dançarina e espiã
Lina Cavalieri (Itália, 1874/1944), cantora de ópera
Elizabeth da Baviera - Sissi (Áustria, 1837/1898), Imperatriz
Gabrielle "Coco" Chanel (França, 1883/1971), Estilista
Emily Wilding Davidson (Inglaterra, 1872/1913), suffragette
Considerações Finais
Carvão barato e mão de obra barata contribuiram para o culto das orquídeas e tornou possível a perfeição de frutas cultivadas em estufa. O champanhe foi aperfeiçoado durante a Belle Époque. Penas e peles exóticas foram mais lugar de destaque na moda do que nunca, como alta-costura foi inventada em Paris, no centro da Belle Époque, onde a moda começou a se mover em um ciclo anual. Em Paris, restaurantes como Maxim's alcançaram um novo esplendor e prestígio como lugares para os ricos para desfilar, e da Ópera Garnier, com suas enormes escadarias. Depois de meados do século 19, ferrovias passaram a ligar todas as principais cidades da Europa com cidades de recreação, como Biarritz e Deauville , seus vagões foram rigorosamente divididos em primeira e segunda classes.
Adolf Friedrich Erdmann von Menzel (Alemanha, 1815-1905) - Ballsouper, 1878
Nossa lindas imagens ;)
ResponderExcluirMuito bom mesmo
Bota A Belle Époque nisso
rsrsrs... sz
Muita Diferença entre os autores.
ResponderExcluirRealmente, os dois estão certos! Imagens belas e muitas diferenças entre os estilos...
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