sexta-feira, 1 de junho de 2012

10 Questões - Primeiros Anos

Alunos dos Primeiros A, B, C, D, E, F e G: aqui temos 10 questões, e uma dela via cair na Avaliação. Bom estudo.


1) (Pucsp) A "Ilíada" e a "Odisséia" são atribuídas a Homero e referem-se, respectivamente, à Guerra de Tróia e à volta de Ulisses à sua ilha, Ítaca, ao final dessa guerra. Sobre essas duas obras, pode-se afirmar que:


a) defendem a superioridade étnica dos gregos sobre os troianos e alertam para os riscos que os deuses e mitos representavam para os gregos (  )
b) caracterizam papéis masculino e feminino nas sociedades gregas antigas e representam a interferência dos deuses nos assuntos dos mortais (  )
c) ridicularizam a falta de habilidade guerreira dos gregos e elogiam a ingenuidade política dos troianos, que aceitaram o cavalo de madeira como presente (  )
d) simbolizam a luta dos gregos pela democracia e criticam a disposição teocrática e tirânica dos legisladores e militares troianos (  )
e) associam os perigos enfrentados na viagem de volta à Grécia à necessidade de sofrer para obter a redenção e a salvação perante os deuses (  )

2) (Ufpi) Leia a frase a seguir: "É bom deixar claro que o regime democrático ateniense tinha os seus limites".           (Pedro Paulo Funari. "Grécia e Roma". São Paulo: Contexto, 2001, p. 36)
Assinale a alternativa que apresenta um grupo que tinha direitos políticos durante a democracia ateniense na Grécia Antiga:

a) Crianças (  )
b) Escravos (  )
c) Mulheres (  )
d) Estrangeiros (  )
e) Camponeses (  )

3) (Ufsm) Sobre a Guerra do Peloponeso, pode-se afirmar que:

a) se tratou de uma luta entre a Confederação de Delos, chefiada por Esparta, e a cidade-estado de Atenas (  )
b) se constituiu na união de duas poderosas ligas, a de Peloponeso e a de Delos contra Atenas (  )
c) promoveu o fortalecimento da Liga de Peloponeso e a consolidação das cidades-estados gregas (  )
d) foi a vitória da Grécia sobre os povos persas, ampliando o império e domínio territorial grego (  )
e) foi responsável pelo declínio da civilização grega, possibilitando a posterior conquista da Grécia pelos macedônios em 338 a.C. (  )

4) (UERN) - ACRÓPOLE. Acrópole significa cidade alta. De modo geral, toda cidade grega possuía a sua acrópole, isto é, a parte alta em contraste com a parte baixa. Não era comum que a acrópole ficasse situada no centro da cidade, como no caso de Atenas. A posição da acrópole a transformava no baluarte natural de defesa e, primitivamente (séculos XVIII-XII a.C.), na sede do poder político.
Conquistar a acrópole era derrotar a cidade. No século VI a.C., quando os tiranos tomam o poder, eles o fazem dominando a acrópole.

ÁGORA. Praça pública das cidades gregas, parte essencial da polis, sendo ponto convergente de inúmeras atividades sociais, econômicas, religiosas e culturais. Sua função dominante, porém, era política, e o lugar, democrático por excelência. No decorrer da época arcaica (séculos VIII-VI a.C.), a vida política da cidade transferiu-se lentamente da acrópole para a ágora que, rapidamente, se tornou o centro de toda a comunidade. Na ágora concentravam-se as assembleias, os tribunais e demais edifícios administrativos e políticos. Concomitantemente, cresceu sua significação no plano religioso: ali podiam ser encontrados altares, santuários, túmulos de heróis. Várias cerimônias populares e cívicas se desenrolavam também na ágora, como, por exemplo, as dionisíacas. (AZEVEDO,1990, p. 13 -16).

O deslocamento do poder político da acrópole para a ágora faz parte, no contexto da evolução dos sistemas democráticos, da Antiguidade aos dias atuais, da:

a) - permanência, na Grécia Antiga, de uma sociedade desigual, dividida em classes, que separava a população por critérios de cidadania ( )
b) - transferência do modelo da democracia direta da Grécia Antiga para as sociedades hoje existentes ( )
c) - separação entre interesses políticos e econômicos, tanto na Grécia Antiga quanto nas sociedades contemporâneas ( )
d) - defesa da democracia pelos países ricos como mecanismo para independência econômica das nações em desenvolvimento ( )
e) n.d.a. ( )

5) (Mackenzie/SP) - Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta:

a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega (  )
b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial (  )
c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico (  )
d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas (  )
e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora (  )

6) (UEPB) - Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dionísio, deus do vinho.”

(Myriam Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)

Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:

a) - melodrama e tragédia (  )
b) - drama e pantomima (  )
c) - tragédia e drama (  )
d) - vaudeville e comédia (  )
e) - tragédia e comédia (  )

7) (UFGD/MS) - Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que:

a) - os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico, social e religioso (  )
b) - a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao exercício de cargos políticos do executivo e a participação efetiva nas assembleias legislativas (  )
c) - na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses (  )
d) - a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou etnia (  )
e) - embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude os ideais democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições e princípios básicos idênticos aos dos atenienses (  )

8) (UFRN/RN) - Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em direção à Ásia, chegando até a Índia.

Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque:

a) - substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico (  )
b) - favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia (  )
c) - suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina (  )
d) - possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente (  )
e) n.d.a. (  )

9) (FFFCMPA/RS) - No período clássico grego (Séc. V–IV a.C) Atenas com sua ordem democrática, seu desenvolvimento econômico e sua expansão pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as cidades-estados da Grécia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa forte política expansionista deflagrou inúmeros conflitos com o Império Persa, outra potência que disputava com os Gregos o controle da Jônia (região costeira da Ásia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais após as guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota de Atenas significou o declínio da sociedade grega clássica.
A quais acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima?

Assinale a alternativa correta.

a) - Guerras Médicas e Batalha de Pelusa (  )
b) - Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa (  )
c) - Guerras Púnicas e Guerra do Peloponeso (  )
d) - Guerras Médicas e Guerra do Púnicas (  )
e) - Guerras Médicas e Guerra do Peloponeso (  )

10) (UFES) - A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896. A maratona moderna originou-se da lenda segundo a qual um herói grego sacrificou a sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era Pheidíppides, que correu essa distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, na Batalha de Maratona, no ano de 490 antes de Cristo. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo de Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje. Atualmente o recorde mundial pertence ao marroquino, naturalizado americano, Khalid Khannouchi, de 30 anos, que, no dia 14 de abril de 2002, em Londres, estabeleceu o tempo de 2h5min38s, média de 2min57s por quilômetro (1h2min42s nos 21 km iniciais). O primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona pertence à inglesa Violet Piercy, com o tempo de 3h40min22s, no ano de 1926.

A Batalha de Maratona foi um episódio importante no contexto das guerras greco-pérsicas. Em consequência dessas guerras:

a) - Atenas conquistou a liderança e a hegemonia no mundo grego (  )
b) - a expansão persa foi contida e se iniciou a expansão da Macedônia (  )
c) - o poder de Esparta saiu fortalecido e o de Micenas entrou em crise e decadência (  )
d) - a expansão persa foi contida na direção do Norte e foi direcionada para o Oriente (  )
e) - Esparta e a Liga de Delos, por ela liderada, passaram a ter hegemonia no mundo grego (  )

6 comentários: