terça-feira, 1 de maio de 2012

Mitologia Grega 2

Vimos, no post anterior, a Primeira (Caos, Urano, Gaia) e a Segunda (Titãs) Geração de deuses. Agora, vamos ver a Terceira Geração:

Cronos e Reia (abaixo) tiveram seis filhos e filhas: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon Zeus.


Héstia é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Cortejada por Poseidon Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.




Deméter é a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Com Zeus, seu irmão, ela teve uma filha, Perséfone ("a de braços brancos"). Ela é uma das deusas que tiveram filhos com mortais, e teve com o herói cretense Iásio o deus Pluto. Um fragmento do Catálogo de Mulheres, de Hesíodo, sugere que Deméter teve um outro amante mortal, Eetion, que foi fulminado por um raio de Zeus. Alguns críticos consideram que Iásio Eetion são a mesma pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário