terça-feira, 29 de maio de 2012

Texto 11 - Primeiros Anos

Roma - O Reino


Atualmente, Roma é a capital da Itália. Mas, no passado, foi capital de um dos maiores impérios que já existiu. Oficialmente, a data de fundação de Roma é 21 de abril de 753 a.C., mas existe uma lenda, aquela de Rômulo e Remo.

No Século I a.C., o poeta Virgílio escreveu a Eneida e o poeta Tito Lívio escreveu a Ab Urbe condita libri. Nessas obras, ficamos sabendo que a origem da cidade de Roma estaria em Tróia. O herói Enéias teria fugido da cidade durante a Guerra, e se dirigido à Península Itálica. O filho de Enéias, Ascânio, teria fundado a cidade de Alba Longa. Quatrocentos anos depois, Amúlio usurpou o trono de Alba Longa, obrigando sua sobrinha Réia Sílvia a ser vestal (sacerdotisa), para não ter herdeiros. Mas ela engravidou do deus da guerra, Marte, e teve gêmeos: Rômulo e Remo. Amúlio prendeu sua sobrinha e colocou as crianças num cesto, jogando-as no Rio Tibre. Mas elas foram salvas por uma loba que as amamentou até que foram salvas por um pastor. Depois de crescidos, os gêmeos derrotaram o tio, e fundaram Roma, no alto do Monte Palatino. Mais tarde, Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei da nova cidade, Roma.


Roma surgiu a partir das vilas que surgiram no alto das Sete Colinas, e teve sete reis lendários:


1) Rômulo (que além de fundador, também organizou o rapto das sabinas e dividiu o povo em classes sociais - plebeus e patrícios);


2) Numa Pompílio (era sabino e organizou o calendário de doze meses, que até então tinha dez);


3) Túlio Hostílio (era latino e escravizou os habitantes de Alba Longa);


4) Anco Márcio (era sabino e ordenou a construção da primeira ponte - Sublícia -  e o porto de Óstia);




5) Tarquínio Prisco (etrusco, criou a Cloaca Máxima, sistema de esgotos, iniciou a construção do Fórum, do Circo Máximo e do Templo de Júpiter);


6) Sérvio Túlio (etrusco, criou as primeiras muralhas que cercaram Roma e organizou o primeiro censo da História);


7) Tarquinio, o Soberbo (era etrusco e terminou o Templo de Júpiter. Mas era tão violento e cruel que, em 509 a.C., foi expulso de Roma, e foi proclamada a República).


O Reino Romano durou pouco: de 753 a 509 a.C. - veja, na linha do tempo, as bolinhas (vermelhas) correspondentes ao Reino:



Nenhum comentário:

Postar um comentário